Mas o que é um hipertexto?
Ao entrar na sala de aula, na manhã do dia 3 de setembro, o Prof. Luiz Gomes já havia iniciado um tipo de sondagem escrita dos conhecimentos e das experiências prévias relacionados ao hipertexto. Ao me deparar com aquele questionário simples, me dei conta de que meu entendimento sobre hipertexto era, de fato, muito superficial. Demorei um certo tempo para responder o questionário, buscando "pescar" na memória alguma ideia mais ou menos organizada sobre aquele gênero textual. A única resposta que dei com convicção foi a de que nunca produzi um hipertexto. No entanto, em meio à frustração de perceber meu conhecimento rasteiro sobre hipertexto, fiquei ainda mais convicta de que a disciplina Seminários Temáticos em Linguística Textual: hipertexto e gêneros textuais irá contribuir significativamente para a minha formação acadêmica e docente.
A aula seguiu. Primeiramente, o Prof. Luiz quis ouvir nossas expectativas quanto à disciplina, especialmente no que se refere ao como os conhecimentos sobre gêneros textuais e hipertexto irá se relacionar (ou não) com as práticas docentes e/ou pesquisas de cada um. À medida que fomos expondo nossas ideias e anseios, o professor foi traçando, em linhas gerais, o objetivo da disciplina, bem como o que é um hipertexto e suas características mais latentes, como, por exemplo, a não-linearidade no que diz respeito à sua produção e leitura, e ao espaço hiperbólico no qual é construído.
Feitas as apresentações pessoais e as discussões prévias, nos minutos finais da aula, fomos provocados pelo professor para, a partir de jornais, montarmos, em grupo, um esquema de hipertexto. A idéia era fazer daquela atividade um primeiro passo, ainda que inseguro, para atingirmos, a partir de leituras futuras, o conceito e o fazer de um hipertexto. Foi uma experiência, no meu ponto de vista, produtiva e instigante. Certamente, a discussão de textos sobre o tema, nas demais aulas, nos dará respaldo teórico básico para o aperfeiçoamento de nossa primeira experiência com a montagem de um hipertexto.
Dayanne Teixeira Lima (Fale/PPGLL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário