Nesta aula, estava prevista a discussão de três textos do Prof. Luiz Gomes: Texto e hipertexto: o "hiper" do hipertexto e outras questões, Hipertexto: definição, tipologia e características e A textualidade do hipertexto. Antes de iniciarmos a discussão dos textos propriamente dita, o professor fez uma breve (porém, instigante) introdução sobre a história da criação da Web. Nesta empreitada, foi interessante abrir os olhos para as formas de propaganda nada ingênuas que circulam pela internet e de como as grandes empresas são beneficiadas com isso. O mundo da internet é, de fato, amplamente utilizado, porém,muito pouco conhecido, a menos por mim.
Em razão da falta de tempo e, em parte, de uma certa desorganização na apresentação dos pontos principais dos textos pelos alunos, só discutimos o início do primeiro texto, o que versa, entre outras questões, sobre o hiper do hipertexto. Esta foi, de fato, a questão que mais nos detivemos. O primeiro esclarecimento quanto ao prefixo "hiper" feita pelo professor foi o de que ele não deve denotar o sentido de melhor, de superior ao texto linear, mas deve ser associado ao espaço hiperbólico ou multidimensional inerente ao hipertexto. A supervalorização do hipertexto, acrescentou o professor, veio da difusão da ideia de que o tecnologia é sempre melhor, que facilita a vida de seus usuários. No caso do hipertexto, do hiper do hipertexto, é mais correto que o associemos a um texto multimodal, que apresenta inúmeras possibilidades inovadoras.
Outra questão apresentada no texto e discutida na aula, ainda que brevemente, foi a da definição de hipertexto com base em termos técnicos e, em razão disso, a da escassez de estudos sobre o hipertexto a partir de um viés linguístico. Inicialmente, o hipertexto foi definido somente a partir de suas características técnicas (associadas à Informática) e de sua usabilidade. Questões como a textualidade do hipertexto foram deixadas de lado na época. No entanto, o texto mostra que este quadro vem se transformando ao longo dos anos.
Com o término do tempo da aula, não pudemos avançar na discussão. Desta aula, destaco o avanço conceitual que pude alcançar, embora ainda muito incipiente, sobre o hipertexto. Para além de este ser digital, é, ainda, multimodal, o que o torna um objeto de estudo complexo. Para otimizar o tempo e organizar melhor a continuação da discussão dos textos na próxima aula, o professor disse que iria postar em seu blog um guia de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário