sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GUIA DE LEITURA
Texto: Hipertexto: definição, tipologia e características


1- Qual é a definição de hipertexto adotada pelo autor? 

A definição adotada pelo autor é a de hipertexto enquanto um texto exclusivamente virtual que possui obrigatoriamente links; os links remetem o leitor a outros textos, o que permite percursos diferentes de leitura e de construção de sentidos. Outra característica, conforme a definição adotada pelo autor, é a de que o hipertexto só se concretiza, ou seja, só “acontece” no momento em que é clicado.

2- Qual a discussão terminológica em relação a “texto” e “documento”? Há outras questões terminológicas que você poderia inserir nessa discussão? Quais?

Não há um consenso em relação ao que define um texto; no entanto, o termo documento já está bem definido na informática, com base em seu uso: é todo arquivo manipulável, disponível no computador ou na Web. Outras questão terminológica que vale a pena o destaque, em razão do primeiro texto, é a de leitor x usuário.

3- O que são hipertextos abertos e fechados? Exemplifique.

Hipertextos abertos são aqueles cujos links direcionam para documentos em servidores distintos (a web). Já os hipertextos fechados são aqueles cujo conteúdo encontra-se disponível em um único espaço (CD-Rom). O professor apresentou, ainda, os hipertextos mistos, cujos links podem estar dispostos em servidores restritos e abertos simultaneamente.


4- Quais são os modelos de hipertexto que o autor comenta? Obtenha, na internet, exemplos de cada modelo e comente sobre sua pesquisa (dificuldades e facilidades).

Modelo sequencial ou linear:


Modelo hierárquico:

Modelo reticulado:


Modelo em rede: não obtive exemplos.

De fato, os modelos hierárquico e reticulado são os mais amplamente utilizados. No entanto, há vários blogs, especialmente os que versam sobre assuntos femininos (moda, beleza, etc) que se utilizam do modelo sequencial ou linear.


5- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para as ciências linguísticas?

A meu ver, a principal importância da pesquisa do hipertexto para as ciências linguísticas, especialmente para a Linguística Textual, é o enriquecimento da reflexão sobre texto e, consequentemente, sobre textualidade. Uma teoria não sobrevive sem uma frequente reflexão sobre seu objeto e sobre seus princípios teóricos e metodológicos. Assim, conforme vimos nos três textos de Gomes, é notória a contribuição do estudo do hipertexto para a compreensão ou mesmo para a problematização de um conceito tão complexo e tão caro à LT como o é o de texto.

6- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para o ensino e para da leitura e da escrita de hipertextos?

Estudos que descrevam e expliquem os tipos de hipertextos certamente auxiliarão os professores que pretendem trabalhar com hipertextos na escola. É preciso que a definição de hipertexto e de seus tipos esteja, primeiramente, muito clara para o professor para que, com base nisso, ele possa propor atividades de leitura e de escrita com hipertextos aos seus alunos e elaborar estratégias pertinentes para o bom desenvolvimento dessas atividades.

7- Qual a importância da pesquisa sobre tipos de hipertextos para o desenvolvimento das habilidades de leitura de hipertextos?

Os textos de Gomes, em conjunto, ressaltam, entre outras questões, a flexibilidade mais ou menos controlada característica do hipertexto. A presença de links não garante, necessariamente, que todos sejam lidos pelo leitor. É uma leitura, podemos dizer, construída pela ação do leitor que vai “clicando” conforme a disposição dos links e seus objetivos. Nesse sentido, a leitura do hipertexto exige habilidades que não são necessariamente exigidas na leitura de um texto impresso. É preciso conhecer os limites (ou os não-limites!) do que se lê em cada tipo de hipertexto; assim, o produtor do hipertexto poderá sinalizar estratégias de leituras que guiem, de modo mais ou menos flexível, seu leitor.

8- Qual deve ser o papel da escola com relação ao ensino da leitura e da produção de hipertextos?

Conforme as discussões dos textos nas aulas, penso que a primeira atitude da escola em relação hipertexto é desmistificação de que este é o “salvador” de todos os problemas de leitura e de escrita dos alunos. É importante incorporar essa nova modalidade linguística, tendo em vista as inúmeras possibilidades que o meio eletrônico dispõe, mas é preciso fazê-lo com os “pés no chão”. Uma segunda atitude, e esta diz mais respeito ao professor, é a de atualizar-se no que se refere às pesquisas sobre o hipertexto, suas características linguísticas e seus tipos, a fim de que o trabalho seja feito da melhor maneira possível. Explorar as vantagens do hipertexto, tais como seu caráter essencialmente digital (o que costuma atrair os jovens alunos) e sua “criatividade autônoma” poderá contribuir para um ensino cada vez mais emancipador e humanizador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário