sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GUIA DE LEITURA
Texto: A textualidade do hipertexto


1-    Quais as visões de texto e de leitor comentador por Koch? Em qual você mais se encaixa como leitor(a)? E como professor(a)?

 São três:
1-      Texto enquanto produto lógico (a língua enquanto expressão do pensamento) e leitor passivo (que apenas apreende as intenções do autor)
2- Texto enquanto produto codificado (a língua enquanto instrumento de comunicação) e leitor como decodificador passivo (que apenas decodifica o texto)
3- Texto enquanto lugar da interação (a língua enquanto dialógica) e leitor/interlocutor ativo (que constrói o sentido a partir das informações do texto e de seu conhecimento enciclopédico).

A depender do texto e do objetivo de leitura, é possível que eu me encaixe nos três tipos de leitor apresentados por Koch, embora opte, com maior frequência e em razão da quantidade de textos acadêmicos que devo ler, no leitor/interlocutor ativo.


2-    É possível estudar o hipertexto como discurso (3ª perspectiva mencionada por Koch)? Quais as implicações?

Acredito que sim, partindo do pressuposto de que tanto o texto quanto o hipertexto são considerados, numa perspectiva sociointerativa, como eventos interativos e, nesse sentido, como resultado de uma atividade colaborativa entre interlocutores. A seleção de links a serem dispostos num hipertexto pode dizer muito sobre seu produtor, de seu posicionamento social, dentre outros fatores, ao passo que o modo de recepção do hipertexto, a produção de sentidos, podem, também, ser um caminho para conhecermos quem é o seu leitor. No entanto, acredito que a maior carência, no que se refere ao estudo do hipertexto, é descrever e compreender sua textualidade, sua produção e recepção enquanto um objeto linguístico, e, não necessariamente, um objeto/produto discursivo, para falarmos em termos bakhtinianos.


3-    Quantos e quais são os elementos de textualidade de um texto impresso e como eles se relacionam, teoricamente, com o hipertexto? Faça um quadro que mostre essas relações e acrescente seus comentários.


Dos elementos de textualidade de um texto impresso apresentados e discutidos no texto, temos:

Intertextualidade
O texto é parte de uma rede de alusões implícitas e explícitas e de citações de outros textos; no hipertexto, por seu essencialmente múltiplo, apresenta uma intertextualidade mais explícita e esta é elemento integrante;
Concordo que, no caso do hipertexto, a intertextualidade é um elemento essencial, intrinsicamente e explicitamente presente;
Informatividade
Refere-se ao grau de novidade e previsibilidade da informação veiculada pelo texto; o hipertexto pode ser considerado de baixa ou de alta informatividade, a depender do repertório sociocultural do leitor e, em razão disso, da escolha dos links acessados;
Penso que a presença de links no hipertexto dá ao leitor certa “liberdade” de escolha sobre as informações (novas ou não) que lhes são relevantes. Ainda que as informações nos links sejam necessárias, cabe ao leitor, dependendo do tipo de hipertexto que esteja lendo, a decisão por clicar ou não;
Situcionalidade
Diz respeito ao conjunto de fatores que tornam o texto relevante para uma dada situação de comunicação; no hipertexto, este elemento relaciona-se à questão topográfica e à inter-relação entre os links;
Confesso que não compreendi bem as implicações do hipertexto em relação à situcionalidade;
Topicidade
É o assunto e o modo como ele é desenvolvido no texto (em outras palavras, a continuidade temática e a progressão referencial de um texto); no hipertexto, a topicidade é dada de modo peculiar.
Esse elemento me fez pensar o seguinte: quando acaba a leitura de um hipertexto? Onde é seu fim? A peculiaridade do hipertexto em relação à topicidade realça a impossibilidade de uma visão de sua totalidade.






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