GUIA DE LEITURA
Texto: A textualidade do hipertexto
1-
Quais as visões
de texto e de leitor comentador por Koch? Em qual você mais se encaixa como
leitor(a)? E como professor(a)?
São três:
1-
Texto
enquanto produto lógico (a língua
enquanto expressão do pensamento) e leitor passivo
(que apenas apreende as intenções do autor)
2- Texto enquanto produto
codificado (a língua enquanto instrumento de comunicação) e leitor como decodificador passivo (que apenas
decodifica o texto)
3- Texto enquanto lugar da interação (a língua enquanto dialógica) e
leitor/interlocutor ativo (que constrói o sentido a partir das
informações do texto e de seu conhecimento enciclopédico).
A
depender do texto e do objetivo de leitura, é possível que eu me encaixe nos
três tipos de leitor apresentados por Koch, embora opte, com maior frequência e em razão da quantidade de textos acadêmicos que devo ler, no leitor/interlocutor
ativo.
2- É possível estudar o hipertexto como discurso (3ª
perspectiva mencionada por Koch)? Quais as implicações?
Acredito
que sim, partindo do pressuposto de que tanto o texto quanto o hipertexto são
considerados, numa perspectiva sociointerativa, como eventos interativos e,
nesse sentido, como resultado de uma atividade colaborativa entre interlocutores.
A seleção de links a serem dispostos
num hipertexto pode dizer muito sobre seu produtor, de seu posicionamento
social, dentre outros fatores, ao passo que o modo de recepção do hipertexto, a
produção de sentidos, podem, também, ser um caminho para conhecermos quem é o seu
leitor. No entanto, acredito que a maior carência, no que se refere ao estudo
do hipertexto, é descrever e compreender sua textualidade, sua produção e
recepção enquanto um objeto linguístico, e, não necessariamente, um
objeto/produto discursivo, para falarmos em termos bakhtinianos.
3-
Quantos e quais
são os elementos de textualidade de um texto impresso e como eles se
relacionam, teoricamente, com o hipertexto? Faça um quadro que mostre essas
relações e acrescente seus comentários.
Dos elementos de textualidade de um texto
impresso apresentados e discutidos no texto, temos:
Intertextualidade
|
O texto é parte de uma rede
de alusões implícitas e explícitas e de citações de outros textos; no
hipertexto, por seu essencialmente múltiplo, apresenta uma intertextualidade
mais explícita e esta é elemento integrante;
|
Concordo que, no caso do
hipertexto, a intertextualidade é um elemento essencial, intrinsicamente e
explicitamente presente;
|
Informatividade
|
Refere-se ao grau de
novidade e previsibilidade da informação veiculada pelo texto; o hipertexto
pode ser considerado de baixa ou de alta informatividade, a depender do
repertório sociocultural do leitor e, em razão disso, da escolha dos links
acessados;
|
Penso que a presença de links no hipertexto dá ao leitor certa
“liberdade” de escolha sobre as informações (novas ou não) que lhes são
relevantes. Ainda que as informações nos links sejam necessárias, cabe ao
leitor, dependendo do tipo de hipertexto que esteja lendo, a decisão por
clicar ou não;
|
Situcionalidade
|
Diz respeito ao conjunto de
fatores que tornam o texto relevante para uma dada situação de comunicação;
no hipertexto, este elemento relaciona-se à questão
topográfica e à inter-relação entre os links;
|
Confesso que não compreendi
bem as implicações do hipertexto em relação à situcionalidade;
|
Topicidade
|
É o assunto e o modo como
ele é desenvolvido no texto (em outras palavras, a continuidade temática e a
progressão referencial de um texto); no hipertexto, a topicidade é dada de
modo peculiar.
|
Esse elemento me fez pensar
o seguinte: quando acaba a leitura de um hipertexto? Onde é seu fim? A
peculiaridade do hipertexto em relação à topicidade realça a impossibilidade
de uma visão de sua totalidade.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário