Aula do dia 05 de novembro de 2014 - PPGLL - Multimodalidade e relação texto-imagem
Nesta aula, revemos o conceito de multimodalidade que, a grosso modo diz respeito à inter-relação entre os modos de expressão (linguístico visual/espacial/auditivo/gestual/tipográfico). Este foi o "gancho" para analisarmos a relação entre texto e imagem, fundamental para o hipertexto. Assim, o professor Luiz Fernando pediu que levássemos para a aula prints de sites, home pages, blogs, etc, a fim de que analisássemos se a relação texto/imagem foi satisfatória ou não.
Seguem abaixo os meus prints e suas respectivas análises:
Print 1
Este é um print da página g1.globo.com que traz a notícia cujo título é "Tema da redação do Enem 2014 surpreende estudantes em Goiânia". O depoimento da estudante que está na foto é o de que esperava que o tema da redação do Enem este ano fosse o da escassez de água. Ou seja, a reação esperada é a de surpresa. No entanto, na foto divulgada pelo site, ela está sorrindo, dando-nos a impressão de que a estudante está feliz. Se pensarmos no título da matéria e no seu conteúdo, percebemos que o texto e a foto não estão em sintonia. O objetivo da foto foi o de, somente, mostrar quem é a estudante. Este tipo de relação assimétrica entre texto e imagem é bem comum em páginas de notícias, já que, nelas, o texto é soberano e a rapidez no acesso à informação é obrigatória.
Print 2
Agora, temos a imagem de um anúncio publicado na internet sobre o serviço de manutenção de computadores. No entanto, a imagem ilustrativa (uma lata de tinta com um pincel e gotas de tinta no chão) nada diz respeito ao mundo da Informática, no máximo, poderia fazer referência à manutenção de impressora, mas esta informação não esta claramente presente no anúncio. As gotas de tinha no chão podem sugerir "bagunça", sujeira ou até mesmo desatenção por parte de quem manuseia o pincel e a tinta. Definitivamente, estas não são qualidades que o cliente espera de alguém que faz manutenção de computadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário