terça-feira, 2 de dezembro de 2014


Aula do dia 26 de novembro de 2014 - PPGLL - Relação texto/imagem e cultura visual


Retomamos a discussão da relação texto/imagem e  da cultura visual a partir da finalização das apresentações que faltavam. Durantes as apresentações restante, chegamos a algumas considerações que não findam uma reflexão tão ampla e tão desafiadora como é a presença da tecnologia e o uso do hipertexto na escola:

1- a escola e o professor  não devem oferecer a ilusão da inclusão digital; ao apresentar as ferramentas digitais aos alunos, os professores devem torná-los próximos da tecnologia, ensinando-os a lidar com os mais diversos tipos de recursos tecnológicos; mas, para que isso seja possível, a escola deve manter o laboratório de informática acessível e disponível para os alunos;

2- para que o aluno sinta-se, de fato, acolhido, é necessário que haja não só uma inclusão digital, mas sobretudo uma inclusão social e escolar; os professores são os principais responsáveis por essa emancipação ao ensinarem as diferentes formas de linguagens aos alunos para que eles tenham suporte no e para descobrir o mundo;

3- a escola precisa ensinar os alunos a "ler" o mundo; e é aí que o trabalho com o hipertexto e com a multimodalidade se torna peça chave; a cultura visual também pode ser convocada para esta tarefa, uma vez que nós lemos as imagens a partir de nossa cultura.


A prática dessas três coisa não precisa ser encarada como utópica. O caminho é longo, mas a própria tecnologia nos dá suporte para inúmeras ações, ainda que a curto prazo. Que usemos a tecnologia e tudo o que ela traz a nosso favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário