Nesta aula, continuamos estudando e discutindo características do hipertexto. Desta vez, atentamos para os tipos e classes de links já que eles são presença obrigatória em qualquer hipertexto. Como base teórica, o professor nos encaminhou, uma semana antes, dois textos sobre o tema e solicitou que fizéssemos um diagrama sobre os tipos e classes de links segundo os autores dos textos para auxiliar nossos estudos.
Um comentário bastante pertinente que o Prof. Fernando nos fez diz respeito à grande produtividade dos links em função da tecnologia que potencializa as formas da linguagem. A cada dia surgem outros tipos de links e isso faz com que até a tipologia estudada nos referidos textos estejam mais ou menos desatualizadas. Nesse sentido, é extremamente importante que outras pesquisas sobre o hipertexto sejam feitas a fim de tenhamos uma descrição mais atualizada dos links e, também, possamos nos preparar melhor para os desafios de se trabalhar o hipertexto na escola, uma questão que temos refletido bastante nas aulas.
Como o professor vem insistindo, não basta somente levar o hipertexto para a sala de aula crendo que ele, por si só, resolverá todos os problemas que assombram nossas escolas no que se refere ao estudo de leitura e escrita. É preciso torná-lo acessível, com toda a força desta palavra, no sentido de que, em sala de aula, os alunos participem efetivamente da construção de um hipertexto e que o tema escolhido seja próximo da realidade dos alunos, de seus interesses, curiosidades ou até de sua criticidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário